top of page

Milagre Eucaristico de BOIS-SEIGNEUR-ISAAC

BÉLGICA, 1405


No No Milagre Eucarístico de Bois-Seigneur-Isaac, a Hóstia consagrada sangrou e manchou o Corporal da Missa. No dia 3 de maio de 1413, o Bispo de Cambrai, Pierre d’Ailly, autorizou o culto da Sacra Relíquia do Milagre com uma procissão. A primeira procissão realizou-se em 1414. No dia 13 de janeiro de 1424, o Papa Martim V, aprovou oficialmente a edificação do Mosteiro de Bois-Seigneur-Isaac. Ainda hoje o Mosteiro é meta dos peregrinos e na sua capela é possível venerar a Sacra Relíquia do Corporal manchado de Sangue. Depois da terça-feira que antecedia o dia de Pentecostes do ano de 1405, Jesus coberto de sangue apareceu durante três noites consecutivas ao senhor Jean de Huldenburg. Somente durante a terceira aparição é que o Senhor dirigiu-lhe a palavra dizendo: “Vai na Capela de Isaac e lá me encontrarás”. Pela mesma época, o pároco Pierre Ost, também escutou uma voz que lhe ordenava celebrar uma missa da Santa Cruz na capela de Isaac. No dia seguinte o pároco convocou todos os fiéis a participar da missa na capela de Isaac, entre eles estava Jean de Huldenberg. O sacerdote, então,

começou a celebrar a missa, mas quando abriu o Corporal, viu que bem no meio tinha ficado um pedaço da Hóstia Magna consagrada na missa da terça-feira anterior. Quis então consumá-la, mas a Hóstia não se desgrudava do Corporal e começou a sangrar. O sacerdote empalideceu e Jean, que se deu conta de tudo, foi consolá-lo dizendo: “não tenhas medo, esta maravilha vem de Deus” e contou-lhe as suas visões. Durante quatro dias, desde a terça-feira até o dia de Pentecostes, o Sangue continuou gotejando e a mancha chegou a medir um dedo de largura. Depois que o Corporal estava quase todo manchado, o Sangue coagulou lentamente e se secou.

O Milagre foi visto e examinado por muitas pessoas. O Bispo de Cambrai, Pierre d’Ailly, sabendo do ocorrido, quis ver o Coporal manchado de Sangue, levou-o à sua casa e o conservou lá por dois anos. Cada tentativa de remover a mancha do Corporal era em vão. O Bispo então abriu um processo e recolheu todos os testemunhos sobre os Prodígios realizados pelo Preciosíssimo Sangue da Relíquia. No dia 16 de junho de 1410, o Bispo Pierre d’Ailly, concedeu 40 dias de indulgência a todos que visitassem a capela de Bois-Seigneur- Isaac e no dia 3 de maio de 1413, declarou que o Corporal podia ser venerado como Sacra Relíquia e instituiu uma Procissão solene para homenagear o Prodígio com a exposição pública do Santíssimo Sacramento. Ainda hoje, cada ano, no domingo que segue à Natividade de Maria, os cidadãos de Bois-Seigneur-Isaac se reúnem em oração para celebrar a memória do Milagre Eucarístico.


Destaque
Mais Recente
bottom of page