top of page

Milagre Eucaristico de ALBORAYA-ALMÁCERA

ESPANHA, 1348


Em 1348, quando um sacerdote ia visitar alguns doentes para levar-lhes a Comunhão, no momento em que atravessou um pequeno rio, escorregou e caiu na água com a píxide cheia de Hóstias consagradas dentro. O pobre sacerdote, resignado com o acidente, ouviu que lhe chamavam, eram uns pescadores que lhe diziam que se aproximasse da margem para ver alguns peixes que tinham uns discos na boca que pareciam Hóstias. As Partículas foram recuperadas e levadas na igreja com uma procissão solene na qual participou todo o vilarejo. Em 1348, no povoado de Alboraya-Almácera, ocorreu um Milagre Eucarístico que se parece a eventos da vida de São Francisco. É a prova de que se os homens vivem plenamente em graça de Deus, então todas as criaturas podem viver em harmonia.

Um sacerdote atravessava um pequeno rio montado numa mula e transportava uma píxide com o Viático destinado a alguns doentes. De repente o sacerdote foi derrubado por uma maré alta, as Hóstias caíram na água e foram levadas pela corrente em direção à foz do rio. O sacerdote, que se salvou com dificuldade, enquanto se limpava da lama e se secava, se lamentava, cheio de remorsos, pelo que tinha acontecido. Nesse momento aproximaram-se uns pescadores admirados porque viram três peixes que tinham na boca três discos brancos no lugar onde as águas do rio se fundem com as do mar. Os pescadores estavam perplexos porque aqueles discos pareciam Hóstias.

O sacerdote foi imediatamente à igreja para pegar outra píxide e voltar ao rio; nem parou para averiguar se o que os pescadores contaram era verdade. A sua alegria foi imensa quando viu que os peixes milagrosos estavam ali, quase completamente fora d’água e com as Hóstias intactas na boca, como se fossem pequenos troféus.

Ele ajoelhou-se e rezou como nunca tinha rezado antes na sua vida e os peixes colocaram as Hóstias no Cálice, uma a uma; depois deram um salto veloz, mergulharam e desapareceram no mar.

O sacerdote só percebeu que estava rodeado por um grupo de homens e mulheres quando tudo tinha terminado, todos presenciaram a cena. Ainda hoje é possível consultar vários documentos que atestam esse Milagre. Existe também uma igrejinha edificada no lugar do Prodígio, na porta foram esculpidos dois peixes e existem também dois quadros que reproduzem todo o episódio.


Destaque
Mais Recente
bottom of page