Milagre Eucarístico de WEINGARTEN
Alemanha, 1055
O Preciosíssimo Sangue de Jesus em Weingarten, perto do mosteiro beneditino, é possível venerar, faz mais de 900 anos, a Relíquia de uma parte do Preciosismo Sangue de Jesus. De acordo com muitos historiadores, o soldado Longino, levou a Mantova a Relíquia do Preciosismo Sangue de Cristo, que foi dividida em muitas partes e doada a vários poderosos daquela época (o mais conhecido é Carlos Magno) e a diversos Papas.
A Relíquia do Preciosíssimo Sangue chegou também a Weingarten. De acordo com um antigo documento, no ano de 1055, o Imperador Henrique III de Franconia recebeu a doação de uma parte dessa preciosa Relíquia, mas o Imperador deixou-a em herança ao Conde Baldovino de Fiandra, quem por sua vez doou-a à sua filha Judite.
Quando Guelfo IV de Baviera pediu a mão de Judite, ela presenteou o futuro esposo com a Relíquia; mas pouco tempo depois, ele a doou ao mosteiro beneditino de Weingarten, que estava sob a direção do abade Wilichon.
A solene cerimônia realizou-se no dia 4 de março de 1094. Desde então, a Abadia beneditina recebe numerosas indulgências concedidas por diversos Papas e transformou-se num centro religioso de extraordinária importância. Todos os anos, em Weingarten, se organiza em louvor da Relíquia uma cerimônia conhecida como a “Cavalgada do Sangue”. Se trata de um desfile no qual participam quase 3000 cavalos montados por pessoas adultas das paróquias do povoado e do clero das igrejas.