top of page

Milagre Eucarístico de IVORRA

ESPANHA, 1010

img155.gif

O pároco desse povoado duvidava da presença real de Cristo na Eucaristia. Um dia, no ano de 1010, enquanto ele estava celebrando a Missa ocorreu o Milagre: o vinho que estava dentro do Cálice se converteu completamente em Sangue vivo.

No século XI começou a difusão, por toda a Europa, de doutrinas heréticas que negavam a presença real de Jesus na Eucaristia e o sacerdote de Ivorra, Bernat Oliver, também duvidou da transubstanciação. Justamente quando estava celebrando a Missa, ocorreu o Milagre: o vinho no Cálice se converteu em Sangue e derramou-se sobre a toalha do altar caindo no chão. O Bispo de Urgell, São Ermengol foi avisado e ele se dirigiu imediatamente a Ivorra para ver pessoalmente o que tinha acontecido.

img156.gif

O Papa Sergio IV que estava em Roma, também foi colocado a par dos fatos e assinou uma Bula Pontifícia na qual se certificava que aquele evento se tratava de um verdadeiro Milagre.

As Relíquias do Prodígio e o documento pontifício foram colocados debaixo do altar maior da igreja paroquial de Ivorra, dedicada a São Cugat, inaugurada em 1055 pelo Bispo Guillem de Urgell.

Atualmente as Sagradas Relíquias se conservam num Relicário gótico do ano de 1426 que contém a toalha do altar manchada de Sangue e outras Relíquias doadas pelo Papa Sergio IV a São Ermengol.

Em 1663 edificou-se o atual Santuário para satisfazer as exigências do grande número de peregrinos que querem venerar o Milagre.

Ainda hoje, no segundo domingo de Páscoa, se celebra uma importante festa conhecida com o nome de “Santa Dúvida” referindo-se à “dúvida” do sacerdote de Ivorra, Bernar Oliver e ao grande Milagre.

Destaque
Mais Recente
bottom of page