top of page

O Pão da Vida

Jesus em toda sua vida trabalhou firme em sua missão, resta que muita gente ainda não entendeu e está pensando que a missão de Jesus foi apenas salvar-nos e não consiste apenas nisso, se sua missão fosse apenas isso em um determinado momento de sua vida ele poderia ter feito algo que o levasse para a cruz e nos ter libertado.

 

Toda a missão de Jesus consiste na implantação do Reino do Céu aqui na Terra e no coração do homem onde ele Reina fisicamente, e foi esta verdade que esta contida em sua plenitude no capitulo de João 6 que conduziu Jesus a Cruz.

 

Eu sempre gosto de começar este tema levantando as seguintes indagações: ninguém mataria alguém pelo fato de que esta pessoa falou que era um Rei ou Filho de Deus. Para que alguém fosse morto, ela precisaria fazer algo terrível a outra, e no caso de Jesus o que será que ele fez para ser morto com morte tão cruel? Porque será que os algozes de Jesus estavam com tanta raiva? Porque será que soltaram Barabás que era o pior bandido da época.

 

Jesus durante sua vida (em seus trinta e três anos) está dividido em quinze anos de infância e juventude, depois em quinze anos ocultos onde Jesus passou esse período estudando e se formando para então aos trinta anos intensificar sua vida pública.

 

Durante os três anos de vida pública, Jesus, revelou-nos a plenitude do seu amor. Seu jeito sereno e doce, olhar sincero, atraía as pessoas que o cercava, pois elas sentiam o seu amor; estar com ele era um conforto para alma; um descanso para espírito e isto fez com que muitos largassem tudo para estar com ele seguindo-o.

 

Durante sua caminhada, Jesus conseguiu muitos discípulos que dispuseram a segui-lo por ser confortável, o número de discípulos crescia e junto com eles as multidões que os seguiam para escutar seus ensinamentos, ou alcançar uma graça, pois sua fama crescia em toda a região. (Seguia-o uma grande multidão, porque via os milagres que fazia em benefício dos enfermos - João 6,2).

 

O povo todo adorava estar com o Mestre Jesus. Todos tinham sua alma abastecida com a sua presença. Em determinado tempo Jesus intensifica sua doutrina e isto fez com que alguns discípulos dele o abandonasse.(Desde então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele. João 6,66).

 

Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribuiu-os às pessoas que estavam sentadas, e igualmente os peixes. Estando eles saciados, disse aos discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram para que nada se perca. Eles os recolheram e dos pedaços dos cinco pães de cevada que sobraram, encheram doze cestos – (João 6,11-13). Tudo aconteceu assim, aproximava o tempo da páscoa e a multidão envolvia Jesus, aí, então como já era tarde estavam longe da cidade o povo estava com fome, Jesus naquele momento realiza o milagre da multiplicação dos cinco pães e dois peixes.

 

Jesus quis com esse milagre maravilhoso não apenas saciar o seu povo e nem causar admiração para que ficassem impressionados, mas quis mostrar a todos o seu domínio sobre a matéria do pão. Assim também acontece com o seu corpo e sangue, mas Jesus vem explicar isso a nós, mas adiante.

A multidão vendo o milagre que Jesus realizará ficou todos maravilhados e quiseram então fazê-lo rei, então Jesus, retira-se, sozinho, para o monte sem que ninguém o percebesse, pois eles ainda não tinham compreendido significado da mitificação. Depois ao cair da tarde os discípulos entram na barca e vão rumo a Cafarnaum. À noite, Jesus vai ao encontro deles caminhando sobre as águas, e quando Jesus encontra com seus discípulos ambos chegam ao seu destino.

 

No outro dia a multidão vendo que Jesus e os discípulos tinham atravessado, eles então atravessam também o mar em busca deles em uma barca que chegara ao lado em que estava a multidão.

 

Quando o encontraram perguntaram-lhe: Quando ele ali tinha chegado? - Então Jesus aproveitou para começar pregar, mas dessa vez ele fez um ensinamento que mudou o rumo da direção em que estava conduzindo o seu rebanho. Jesus neste dia ensinou duramente, e fez a maior revelação da sua doutrina assim:

 

“Em verdade, em verdade vos digo: buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficaram fartos” - João 6,26. Neste momento, Jesus chama a atenção de todos no que diz respeito a Ele porque queria mostrar que tinha muito para dar além dos milagres e continuou:- “Trabalhai não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna que o Filho do Homem vos dará. “Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal”- João 6,27. Na vida o que importa é a vida de santidade que Jesus nos dá, porque Jesus com sua santidade é o sinal da nova e eterna aliança de Deus.

 

Perguntaram-lhe: Que faremos para praticar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou - João 6,28-29. Jesus explica que para alcançar a santidade basta que creiamos que ele é o filho de Deus.

 

Perguntaram eles: - Que milagre te faz, para que o vejamos e creiamos em ti? -Qual é a tua obra? Nossos pais comeram o maná no deserto segundo o que está escrito: Deu-lhes de comer o pão vindo do céu (Sl 77,24). Jesus respondeu-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu; porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo - João 6,30-33. Eles professaram naquele momento a sua fé em Moisés indagando Jesus a respeito de sua missão, eles perguntavam-no devido Jesus ter incomodado- os com a sua revelação como sendo ele mesmo o filho de Deus.

 

Jesus aproveitou para explicar que não era Moisés, e sim, Deus, quem realiza a graça na vida do homem, Deus é quem dá o Pão do Céu.

 

Disseram-lhe: Senhor dá-nos sempre deste pão! Jesus replicou: Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, aquele que crê em mim jamais terá sede. Mas já vos disse: Vós me vedes e não credes... João 6,34-36. Eles então compreenderam e pediram a Jesus o Pão do Céu, Jesus faz outra revelação afirmando eu sou o Pão do Céu, mas Vós me vedes e não credes.

 

“Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei fora. Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia. Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”- João 6,37-40. Jesus afirma que só os escolhidos de Deus poderão compreender pela fé a sua revelação que ele é o filho de Deus o nosso Salvador e Amigo que nunca abandonará aquele que lhe foi entregue.

 

Murmuravam então dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E perguntavam: Porventura não é ele Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu? Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou não o atrair; e eu hei de ressuscitá-lo no último dia - João 6,41-44. Os judeus se perguntavam em dúvida, conhecemos - o e sabemos que ele é filho de José, como ele pode dizer que Desci do Céu. Jesus então afirma que a fé é para os escolhidos, eleitos de Deus, por isso que eles não conseguem compreender tamanho mistério.

 

Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus (Is 54,13). Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai - João 6,45-46. Jesus afirma que só quem foi instruído por Deus poder vir até Jesus.

 

Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim têm a vida eterna. Eu sou o pão da vida - João 6,47-48. Então Jesus explica a eles a sua missão e seu mistério, por isso que diz em verdade, em verdade. Ele nos explicita que só ele que nos dá a vida eterna, e que precisamos crer nele (na verdade que ele é o pão que desceu do céu) para conseguirmos a vida eterna.

 

Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu hei de dar é a minha carne para a salvação do mundo - João 6,49-51. Jesus nos revela a importância de comermos o pão da vida eterna para que sejamos imortais com ele. È preciso que unamos a ele através do pão da vida.

 

A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne? Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não terá a vida em vós mesmos - João 6,52-53. Quando Jesus falou isso os judeus ficaram atordoados sem compreender, sem acreditar nas palavras de Jesus, começaram a discutir e Jesus continuou a ensinar.

 

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele - João 6,54-56. Jesus nos explica da verdade do seu corpo e seu sangue que ao invés de símbolo é sua carne e seu sangue, alimento do corpo, da alma, e do espírito que traz a vida plena.

 

Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim - João 6,57. Jesus através do seu corpo e sangue, sela- nos a nova e eterna aliança que é Ele mesmo. Quando comungamos unimos a Jesus que nos revela o Pai e tudo que existe no céu é trazido a nós por meio da eucaristia. É preciso viver pela eucaristia, deixar que Jesus viva em nós, compartilhar tudo o que fazemos com Ele, invés de colocá-lo em nosso coração e depois abandoná-lo lá sem ao menos agradecer-lhe seu amor, seu sacrifício, sua presença santificadora em nós. Jesus não é intrometido e nem agressivo, ele uma vez em seu coração, ele quer viver com você e não fará mudança alguma se você não permitir.

 

Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente. Tal foi o ensinamento de Jesus na sinagoga de Cafarnaum. Muitos dos seus discípulos, ouvindo-o, disseram: Isto é muito duro! Quem o pode admitir? João 6,58-60. E Jesus aproveitou para explicar - lhes que a eucaristia é mais importante que todo o ensinamento do antigo testamento, até mesmo o maná que tinha caído no deserto, então começaram a murmurar dizendo que o ensinamento de Jesus tinha sido muito duro. Na verdade este ensinamento é duro até hoje, a ponto de fundarem outras religiões para deixar esta passagem sem a devida explicação. Ou apenas traduzindo em simbolismo como algumas igrejas protestantes pregão!

 

Sabendo Jesus que os discípulos murmuravam por isso, perguntou-lhes: Isso vos escandaliza? Que será, quando virdes subir o Filho do Homem para onde ele estava antes?... O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida João 6,61-63. Jesus afirma que para compreendermos sua verdade precisamos do auxílio do Espírito Santo. Suas palavras são verdade e vida eterna, quem escuta e põe em prática, quem compreender essa verdade, chegará à alegria da vida eterna. A verdade de Jesus não pode ser escândalo, nem podemos abrandar seu ensinamento com interpretação diferentemente para caber em nossa compreensão. A verdade de Jesus é dura, mas é espírito e vida.

 

Mas há alguns entre vós que não crêem... Pois desde o princípio Jesus sabia quais eram os que não criam e quem o havia de trair. Ele prosseguiu: Por isso vos disse: Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não for concedido - João 6,64-65. Jesus perscruta o coração do homem e como sabia que eras os escolhidos, então Jesus afirma que só quem o pai escolhe é que pode compreender seus ensinamentos.

 

Desde então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele. Então Jesus perguntou aos Doze: Quereis vós também vos retirar? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus! João 6,66-69. Após a pregação de Jesus seus discípulos se retiraram abandonando-o por achar seu ensinamento muito duro, então se voltando aos doze e Jesus pergunta se eles também não querem ir embora. Aí Pedro professou sua fé dizendo, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E como Pedro também todos nós precisamos reconhecer a verdade de Jesus para conquistarmos a vida eterna.

 

Depois disso, Jesus percorria a Galiléia. Ele não queria deter-se na Judéia porque os judeus procuravam tirar-lhe a vida - João 7-1. Tão fortes foi este ensinamento de Jesus, que ele mesmo nos revelou todo seu zelo e amor para que pudéssemos estar eternamente com ele, mas isto também irritou os judeus de forma grave a ponto de começar a persegui-lo, e foi por causa desta verdade que o perseguiram até o fim.

ROBERTO ADRIANO

bottom of page